Shazam Ultrapassa os 100 Mil Milhões de Reconhecimentos Musicais

Lançado há 22 anos no Reino Unido, o aplicativo de identificação musical Shazam anunciou que atingiu a impressionante marca de 100 mil milhões de músicas reconhecidas.

Estreando em 19 de agosto de 2002, o Shazam começou como um serviço de SMS. Os utilizadores ligavam para um número, aproximavam os seus telefones de uma fonte de música e, em seguida, recebiam o nome da canção e do artista por mensagem de texto. Ao longo dos anos, o serviço tornou-se cada vez mais popular e influente, sendo em 2006 transformado num aplicativo disponível para dispositivos Apple e Android a partir de 2008.

Em 2011, o Shazam já tinha reconhecido mais de mil milhões de músicas. Um ano depois, esse número subiu para cinco mil milhões, alcançando os 15 mil milhões em 2014. Em 2017, a Apple anunciou a aquisição do Shazam por 400 milhões de dólares.

Agora, a Apple revelou que o Shazam alcançou a extraordinária marca de 100 mil milhões de reconhecimentos ao longo da sua existência. Este anúncio surge apenas cinco anos depois de o serviço ter comemorado 20 anos, com a notícia de que tinha ultrapassado os 70 mil milhões de reconhecimentos.

“Este marco monumental não apenas reflete o quanto as pessoas gostam de usar o Shazam, mas também o seu apetite por descobrir novas músicas”, afirmou Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music e Beats.

“A descoberta musical está no centro de tudo o que fazemos, e continuamos a inovar para garantir que os amantes de música em todo o mundo possam usar o botão do Shazam onde quer que ouçam música!”, acrescentou Schusser.

A Apple também partilhou algumas estatísticas para contextualizar o número impressionante. Explicaram que os 100 mil milhões de reconhecimentos equivalem a 12 músicas identificadas por cada pessoa no planeta. Para atingir essa marca, seria necessário que alguém utilizasse o Shazam para identificar uma música por segundo durante 3.168 anos.

Além disso, foi criada uma playlist especial no Apple Music com as 100 músicas mais reconhecidas através do Shazam ao longo da sua história.

No topo da lista está “Dance Monkey”, de Tones and I, com 45 milhões de identificações. Logo atrás encontra-se a música de Gotye, com a colaboração de Kimbra, “Somebody That I Used to Know”, lançada em 2012.

O top 5 inclui ainda “Let Her Go” de Passenger, “Perfect” de Ed Sheeran e “Can’t Hold Us” de Macklemore & Ryan Lewis. Artistas como Lewis Capaldi, Hozier, The Weeknd, KALEO e Sia completam o top 10.

O Shazam continua a afirmar-se como uma ferramenta indispensável para a descoberta musical, reafirmando o seu impacto no cenário digital e cultural global.