Apple vai implementar encriptação de mensagens RCS para utilizadores de Android

A Apple irá em breve permitir que utilizadores de iPhone e Android troquem mensagens RCS com encriptação de ponta a ponta (E2EE), graças às novas especificações do protocolo RCS. A Associação GSM anunciou que a última versão do padrão RCS inclui E2EE baseada no protocolo Messaging Layer Security (MLS), permitindo pela primeira vez a encriptação interoperável entre diferentes plataformas.

Segundo a Associação GSM, o trabalho para permitir a encriptação de mensagens entre Android e iPhone teve início em setembro do ano passado. A E2EE é uma funcionalidade de privacidade e segurança que impede terceiros, como operadores de telecomunicações ou fornecedores de serviços de mensagens, de aceder ao conteúdo das comunicações. O novo padrão RCS foi desenvolvido em colaboração com “operadores móveis, fabricantes de dispositivos e fornecedores de tecnologia”, incluindo a Apple.

“A encriptação de ponta a ponta é uma tecnologia essencial para garantir privacidade e segurança, algo que o iMessage tem suportado desde o início. Agora, temos o prazer de ter ajudado a liderar um esforço intersectorial para trazer a encriptação de ponta a ponta ao perfil universal do RCS publicado pela GSMA”, afirmou Shane Bauer, porta-voz da Apple. “Vamos adicionar suporte para mensagens RCS encriptadas no iOS, iPadOS, macOS e watchOS em futuras atualizações de software.”

A Apple introduziu o suporte para RCS nos iPhones como parte da atualização do iOS 18 em setembro. Embora o sistema iMessage já suportasse E2EE, esta funcionalidade não estava disponível para mensagens RCS devido à ausência de compatibilidade entre plataformas na versão anterior do protocolo. O Google Messages também oferece encriptação de ponta a ponta por padrão para mensagens RCS, mas até agora apenas para comunicações entre utilizadores da mesma aplicação, excluindo conversas com utilizadores do iMessage ou de outros clientes RCS em Android.

“Sempre estivemos comprometidos em oferecer uma experiência de mensagens segura, e os utilizadores do Google Messages têm usufruído de mensagens RCS com encriptação de ponta a ponta há vários anos”, disse Ed Fernandez, porta-voz da Google. “Estamos entusiasmados com esta atualização da GSMA e trabalharemos o mais rapidamente possível com o ecossistema móvel para implementar e expandir esta proteção essencial para mensagens RCS entre plataformas.”